quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Tiago Abravanel faz aniversário hoje

TIAGO ABRAVANEL COMEMORA ANIVERSÁRIO NESTA QUARTA


O ator e cantor Tiago Abravanel comemora aniversário nesta quarta-feira. PARABÉNS E FELICIDADES de toda a equipe do Programa Cultura em Cena.

Tiago Abravanel com Antonio Carlos Gomes do Programa Cultura em Cena
Tiago Abravanel entrevistado pelo apresentador Antonio Carlos Gomes do Programa Cultura em Cena

Marisa Orth faz aniversário

MARISA ORTH HOJE É O SEU DIA


A atriz Marisa Orth faz aniversário nesta quarta-feria. PARABÉNS da equipe do Cultura em Cena

Marisa Orth e Antonio Carlos Gomes do Programa Cultura em Cena
Marisa Orth com o apresentador Antonio Carlos Gomes



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Teoria e Prática em uma escola pública

O livro Interdisciplinaridade: Teoria e Prática em uma escola pública” da autora Rosangela Valério, será lançado neste sábado

As reflexões do livro sintetizam o caminho percorrido durante a elaboração da tese de Doutorado, com o título original  O que é Leitura? Uma investigação interdisciplinar, defendida em 17 de junho de 2009, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.               
                   A autora realizou o trabalho em escola da rede pública do Estado de São Paulo onde atuava como gestora educacional. O estudo envolveu três tipos de participantes; duplo envolvimento da escritora, no papel de gestora e pesquisadora, 35 discentes e 14 docentes entre os anos de 2005 a 2008.
 
 
O objetivo principal da pesquisa foi compreender o fenômeno da implementação da leitura na perspectiva interdisciplinar. As vivências humanas durante a realização do projeto interdisciplinar foram descritas e interpretadas. A pergunta norteadora da investigação foi: O que é leitura?        
     Na visão dos docentes:
    
      Na visão da professora Maria, de Inglês, os alunos de hoje leem muito pouco por interesse próprio ou somente o que os professores requisitam. As crianças não estão sabendo conciliar o tempo dedicado à leitura com o tempo de dedicação aos jogos eletrônicos:  os equipamentos eletrônicos em grande parte tomaram o lugar de uma boa leitura, não que não sejam importantes, mas os alunos não estão sabendo compartilhar o tempo com o livro (Profª Maria – Inglês).
   
     No passado, a professora de Leitura revela que seu discurso girava em torno da opinião da professora de Inglês, mas hoje observa que as crianças leem, entretanto, eles leem o que os professores não consideram ideal. (Profª Li – Leitura).
    
      A autora constatou que os alunos revelam que “amam” poesias e gostam de ler revistas, histórias em quadrinhos, livros, letras de música e jornal.   
    Dessa forma, verificou um impasse nas respostas, de um lado temos os docentes afirmando o baixo interesse dos alunos pela leitura e, de outro lado os discentes dizendo que "amam" ler.           
       Assim, procurei contar todas as vivências. E, em um movimento de retorno, exteriorizo a minha gratidão aos participantes pelas valiosas possibilidades de aprendizagem, a mim proporcionadas, disse a escritora Rosangela Valério.

Lançamento neste sábado dia 03 de Outubro de 2015, no Palácio Maçônico de Bragança Paulista, na Rua Fernando da Silva Leme, 100 jardim do Sul as 19 horas em noite de autógrafos .