terça-feira, 24 de setembro de 2013
sábado, 21 de setembro de 2013
A BALA NA AGULHA leva a reflexão para à arena e envolve o espectador na trama ! Para quem gosta de TEATRO
Antonio Carlos Gomes apresentador do programa Cultura em Cena esteve na estreia da peça A BALA NA AGULHA no Teatro Tucarena em São Paulo.A Bala na Agulha é a história do embate entre um grande ator de teatro que chegou aos 60 anos, doente, sem dinheiro e esquecido e um jovem galã que desponta com enorme sucesso na TV.
Durante uma peça protagonizada pelos dois, o ator mais velho, Chico Valente, aponta uma arma para o jovem ator, Cadu, e o obriga a duelar com ele pela própria vida numa espécie de reality show onde apenas o melhor ator sobreviverá.
Célia de Castro, atriz que está na plateia, antiga amiga de Chico e atual colega de trabalho de Cadu na televisão, sobe ao palco para tentar intermediar o conflito e evitar o pior. Mas o envolvimento afetivo dela, com Chico no passado e no presente com Cadu, torna-se mais um ingrediente explosivo neste duelo entre o velho e o novo, o permanente e o descartável, a entrega por amor e as estratégias em busca do sucesso.
Um drama carregado de humor mordaz e ironia, com uma linguagem enxuta e ágil, que coloca a plateia dentro da trama e a surpreende a cada momento.
Otávio Martins acredita que "A Bala na Agulha é uma peça muito engenhosa que proporciona cenas cômicas e dramáticas de igual intensidade. Uma peça que usa outras peças para falar da vida. Em poucos minutos o espectador entende que está dentro de um teatro vendo uma peça de teatro dentro de outra peça de teatro. Todas as referências teatrais estão explicadas no próprio texto, então o espectador sabe o tempo todo o que está assistindo - pra que possa se divertir e se emocionar com isso."
Os atores Alexandre Slaviero, Denise Del Vecchio e Eduardo Semerjian são artistas que, paralelamente, conhecem muito bem as realidades do guerreiro ator de teatro, do talentoso galã de TV e da diva que transita pelas duas mídias.
Imagens: Rafael Campos
www.culturaemcenatv.com.br
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
sábado, 14 de setembro de 2013
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
A CASA DE BERNARDA ALBA de Garcia Lorca no Cultura Artística Itaim
Antonio Carlos Gomes acompanhou para o Programa Cultura em Cena a estreia de A CASA DE BERNARDA ALBA de Federico Garcia Lorca.Elias Andreato traduziu, adaptou e dirige para os palcos brasileiros A Casa de Bernarda Alba texto de Garcia Lorca escrito durante a ditadura de Franco na Espanha. O drama das mulheres nos povoados da Espanha, seu primeiro título, é um dos mais conhecidos e encenados textos de Lorca e compõe, ao lado de Bodas de Sangue e Yerma, uma trilogia que revela um cenário desalentador dos costumes da Espanha de sua época.
Bernarda (Walderez de Barros), matriarca dominadora que mantém as cinco filhas -- Angústias (Mara Carvalho), Madalena (Tatiana de Marca), Martírio (Victória Camargo), Amélia (Isabel Wilker) e Adela (Bruna Thedy) -- sob vigilância constante, transformando a casa onde vivem em um caldeirão de tensões prestes a explodir a qualquer momento pois, viúva do segundo marido, decreta luto de oito anos, submetendo suas filhas à reclusão dentro das frias paredes da casa, com as janelas cerradas. Completam a cena Pôncia (Patrícia Gasppar) e a criada (Fernanda Cunha).
Preconceito, vingança, fanatismo, machismo, tirania materna e padecimentos femininos, denunciam o esclerosamento social e a sobrevivência, em pleno século XX.
Imagens: Rafael Campos
Compasso Filmes
www.culturaemcenatv.com.br
producao@culturaemcenatv.com
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)