sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A CASA DE BERNARDA ALBA de Garcia Lorca no Cultura Artística Itaim


Antonio Carlos Gomes acompanhou para o Programa Cultura em Cena a estreia de A CASA DE BERNARDA ALBA de Federico Garcia Lorca.Elias Andreato traduziu, adaptou e dirige para os palcos brasileiros A Casa de Bernarda Alba texto de Garcia Lorca escrito durante a ditadura de Franco na Espanha.   O drama das mulheres nos povoados da Espanha, seu primeiro título, é um dos mais conhecidos e encenados textos de Lorca e compõe, ao lado de Bodas de Sangue e Yerma, uma trilogia que revela um cenário desalentador dos costumes da Espanha de sua época.

Bernarda (Walderez de Barros), matriarca dominadora que mantém as cinco filhas -- Angústias (Mara Carvalho), Madalena (Tatiana de Marca), Martírio (Victória Camargo), Amélia (Isabel Wilker) e Adela (Bruna Thedy) -- sob vigilância constante, transformando a casa onde vivem em um caldeirão de tensões prestes a explodir a qualquer momento pois, viúva do segundo marido, decreta luto de oito anos, submetendo suas filhas à reclusão dentro das frias paredes da casa, com as janelas cerradas. Completam a cena Pôncia (Patrícia Gasppar) e a criada (Fernanda Cunha).
Preconceito, vingança, fanatismo, machismo, tirania materna e padecimentos femininos, denunciam o esclerosamento social e a sobrevivência, em pleno século XX.  
Imagens: Rafael Campos
Compasso Filmes

www.culturaemcenatv.com.br
producao@culturaemcenatv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário